Nosso Glossário

Posted: by Priscila Taíssa in
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Disponibilizamos neste espaço nosso glossário com os termos utilizados em nosso trabalho.


Acesso: 1 Possibilidade de consulta a documentos e informações.
              2 Função arquivística destinada a tornar acessíveis os documentos e a promover sua utilização.(Dic. Term. Arquivistica)

Área-meio: Atividades executadas por uma organização com fim de dar apoio às atividades  da área-fim.

Área-fim: Atividades executadas por uma organização voltadas à sua missão, a sua finalidade como instituição e a razão de sua existência.

Ata de Registro de Preços de Peças e Acessórios: Documento produzido por órgão público com fim de licitação para aquisição de peças, componentes e acessórios genuínos para manutenção dos veículos de sua frota.

Autenticidade: Qualidade de um documento quando preenche as formalidades necessárias para que se reconheça sua proveniência, independentemente da veracidade do respectivo conteúdo. (Dic. Term. Arquivistica)

Autenticidade diplomática: documentos escritos de acordo com as práticas do tempo e lugar indicados no texto e assinados pelas pessoas competentes para criá-lo. (Luciana Duranti)

Autenticidade histórica: documentos que atestam que sucedeu o que verdadeiramente teve lugar, informam o que é verdade. (Luciana Duranti)
 
Autenticidade legal: documentos que suportam uma prova sobre si mesmos, por causa da intervanção durante ou depois de sua criação, de uma autoridade pública que garanta sua genuinidade. (Luciana Duranti)

Automóvel : Veículo terrestre, de rodas com pneumáticos, acionado por um motor de explosão.

Arquivo: Conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos. ( BRASIL – Lei 8.159/91)

Catálogo de acessórios e peças: É um documento de apoio à atividade de venda de veículos da concessionária. É utilizado para que o cliente conheça e escolha os acessórios que serão instalados em seu veículo. 

Código de Classificação: Código derivado de um plano de classificação. (Dic. Terminologia Arquivística)

CRLV: O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo é um documento obrigatório que todo proprietário de veículo automotivo no Brasil deve possuir.

Destinação final: Decisão, com base na avaliação, quanto ao encaminhamento de documentos para guarda permanente, descarte ou eliminação. (Dic. Terminologia Arquivística)

Diplomática: Disciplina que tem por objeto a estrutura formal e a autenticidade dos documentos. (Dic. Terminologia Arquivística)

Documento: Registro de uma informação independentemente da natureza do suporte que a contém. (Marilena Leite Paes)

Documento Digital: Documento codificado em dígitos binários, acessível por meio de sistema computacional. (Dic. Terminologia Arquivística)

Entidade produtora: Entidade coletiva, pessoa ou família identificada como geradora de arquivo. Também
chamada produtor. (Dic. Terminologia Arquivística)

Espécie: Configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas. (Dic. de Term. Arquivística)

Falsidade:  O conceito diplomático e legal de falsidade se refere a presença de elementos que não correspondem a realidade, já historicamente equivale a dizer que os fatos descritos não são verdadeiros. Chama-se atenção para a diferença, em diplomática, dos termos inautênticos e falsos. (Luciana Duranti)

Forma: Estágio de preparação e de transmissão do documento. Ex: original, cópia, minuta. (Dic. de Term. Arquivística)

Formato: Conjunto das características físicas de apresentação, das técnicas de registro e da estrutura da informação e conteúdo de um documento. Ex: livro, mapa, folha. (Dic. de Term. Arquivística)

Gênero: Designação dos documentos segundo os aspectos de sua representação nos diferentes suportes: textuais, audiovisuais, iconográficos e cartográficos. (Marielena Leite Paes)

Placa de Carro: Chapa metálica com o número de licença de um automóvel.

Plano de Classificação: Esquema de distribuição de documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento específicos, elaborado a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo por ela produzido. (Dic. de Term. Arquivística)

Ordenação: Disposição dos documentos de uma série a partir do elemento convencionado para sua recuperação. (Dic. de Term. Arquivística)

Organicidade: Qualidade segundo o qual os arquivos refletem a estrutura, funções e atividades da entidade acumuladora em suas relações internas e externas. (Dicionário de Terminologia Arquivística)

Recall -  Recolhimento feito pelas concessionárias de veículos para correção de defeitos de fábrica sem ônus para o proprietário.

Recurso Especial Atestando Vulnerabilidades da Relação Concessionária-Fabricante: Documento produzido por órgão do poder judiciário brasileiro a fim de julgar divergências entre partes litigantes. Refere-se a problemas com contrato em que concessionária não corresponde à exigência do contratante devido à culpa previsível da Fabricante, apesar disso, concessionária responde integralmente pela responsabilidade da contratação.

Série: Seqüência de unidades de um mesmo tipo documental de acordo com a atividade que a gerou. (Dicionário de Terminologia Arquivística)

Solicitação de compra especial para taxista: É um formulário preenchido por taxistas para solicitar a compra de veículos à concessionária. É especial porque os taxistas são isentos de pagar IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), então o preço é diferenciado.

Suporte: Material no qual são registradas as informações. Ex: papel, plástico. (Dic. de Term. Arquivística)

Tipo documental: Espécie "carregada" da função que lhe cabe. (Heloísa Liberalli Bellotto)

Tipologia documental: É a ampliação da Diplomática em direção à gênese documental, perseguindo a contextualização nas atribuições, competências, funções e atividades da entidade geradora/acumuladora. (Heloísa Liberalli Bellotto)

Trâmite: Curso do documento desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função
administrativa. Também chamado movimentação ou tramitação. (Dicionário de Terminologia Arquivística)
 
OBS: Ainda em construção.



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