Voltando a por o blog em dia

Posted: quinta-feira, 27 de maio de 2010 by Priscila Taíssa in Marcadores:
6

Exemplo de diplomática cotidiana

Análise tipológica do falso certificado mencionado na reportagem do Correio Braziliense:

Professor de diplomática (tem uma cópia não-original)

Contexto: O documento foi criado a partir de atividade irregular de certas escolas do Distrito Federal.
Série documental: Material didático
Espécie: Certificado
Função: Exemplo para a produção de exercícios para os alunos do curso de diplomática

Secretaria de Educação do GDF ( tem uma cópia original)

Contexto: O documento foi criado a partir de atividade irregular de certas escolas do Distrito Federal.
Série documental: Fiscalização de escolas do DF
Espécie: Certificado
Função: Constituir parte do processo de fiscalização de escolas que funcionam irregularmente no Distrito Federal

Aluno formado (tem o original)

Contexto: O documento foi criado a partir de atividade irregular de certas escolas do Distrito Federal.
Série documental: Certificado de cursos concluídos
Espécie: Certificado
Função: Comprovar a suposta conclusão do curso


Um por todos e todos por um...

Posted: terça-feira, 25 de maio de 2010 by Pedro Davi in
1

Bem pessoal, se vocês leram nossas políticas deveria estar claro que não importa quem nomeie o post pois a maioria deles é desenvolvida por e-mail por todo o grupo e postado no nome de uma pessoa, geralmente eu ou a Priscila. Como o professor pediu com o intuito de sabermos quem pode ser reorientado por causa de algum equívoco ou para atribuir os direitos autorais estaremos, a partir de agora, postando de acordo com a pessoa que tomou a iniciativa do post ou que liderou a produção deste.

Contudo, para futuras confusões, o grupo todo pode intervir. Que bonitinho, não?


Autenticidade e Veracidade

Posted: quarta-feira, 19 de maio de 2010 by Pedro Davi in Marcadores:
0

Ainda pondo em dia o blog... Segue resolução do exercício sobre veracidade e autenticidade clique aqui.


Muito objetivo e acolhedor o discurso do reitor divulgado no site da UnB, apesar de inverídico. A existência de um discurso paternalista supostamente confortaria a classe revoltada e má remunerada em questão. A distribuição de recursos sempre foi uma questão polêmica e neste ano eleitoral não está sendo diferente. Estamos cansados de saber e temos diversos exemplos no mundo de que é com a educação de qualidade que se desenvolve uma sociedade. Contudo, para que dar conhecimento a alguém que tem fé, confia e votará em você? A falta de educação é uma punhalada nas costas dos direitos do cidadão brasileiro. O espaço universitário é essencial para o desenvolvimento da sociedade. Mas o conhecimento e o crescimento intelectual não têm importância, certo?! Temos diversas outras prioridades no Brasil que não são a manutenção das universidades. É necessário que se veja a universidade como a base e não como algo opcional. A não ser que se invertam as prioridades no Brasil, o futuro das universidades não será muito diferente do que vivemos hoje. Retornando à nota oficial da reitoria. Apesar de ser autêntica, ou seja, possui todas as formalidades necessárias para reconhecer sua proveniência, nada garante a veracidade da informação. Pelo contrário, o contracheque do docente vai contra as informações da nota. Então surge a dúvida: se a veracidade não depende da autenticidade que meios temos para garantir que as informações de um documento autêntico são verdadeiras?

Desafio: El Secreto de Sus Ojos

Posted: terça-feira, 18 de maio de 2010 by Pedro Davi in Marcadores:
0

Voltando à ativa com o blog, estaremos retomando com a resolução dos desafios que ficaram boiando no marasmo da greve, não greve, greve, q?

Dependendo da situação (?) é provável que retornemos com as traduções, se não, somente será traduzido aquilo que serve para identificar os objetivos do nosso blog e o que fazemos..

O Desafio do filme: O segredo dos Seus Olhos clique aqui (Alíás, um filme muuuuito bom.)

Desafio 1: No que se trata de autenticidade nas duas fases - corrente e intermediário - o documento é autêntico, visto que cumpre com as formalidades legais para que se constitua um processo quanto aos aspectos característicos dessa espécie de documento.

O mesmo não se pode afirmar da veracidade, visto que os objetivos que levaram à produção do processo não foram cumpridos por alienações parciais, descaracterizando a fidelidade do conteúdo por um aspecto subjetivo: negligência do juiz.

Desafio 2: Agora o processo perde a autenticidade, pois houve a alteração de algumas características que o legitimava, como: datas, assinaturas e decisões.

Por outro lado essas alterações levaram a uma maior aproximação da veracidade. Foi apagado do processo aquilo que permitia julgar a negligência do juiz, como a decisão em julgado de um crime não resolvido. Apesar de se aproximar da verdade, houve uma tendência parcial do conteúdo do processo devido às alterações de algumas características da autenticidade, permitindo que mais informações fossem acrescentadas e a investigação fosse retomada.

Desafio 3: Antes de 1975 às fotos eram vistas e descritas de acordo com o acontecimento registrado: formatura, escola, lazer - contexto antes do crime. Depois de 1975 às fotos permitiram levantar o principal suspeito pela análise do conteúdo dessas, independente do fato que elas registravam, o que havia de relevante agora eram as pessoas que apareciam nas fotos e a presença característica do principal supeito - contexto pós crime.


Análise do pré e do pós 1975:

Pré 1975
Tipo: Registro Fotográfico de Eventos
Formato: Ampliação Fotográfica
Acumuladora: Liliana Colloto
Atividade que gerou: eventos: formatura, reunião de amigos...
Destinatário: Própria acumuladora
Conteúdo: Noite de formatura e de reunião de amigos.


Pós 1975
Tipo: Registro Fotográfico de Suspeito de Crime
Formato: Ampliação Fotográfica
Acumulador: Investigador Benjamin
Atividade: Investigação criminal
Destinatário: Órgão Oficial de Justiça
Conteúdo: Imagem do provável suspeito de assassinar Liliana e registro do seu comportamento habitual visto na foto.

Desafio 4: A análise tipologica auxiliaria justamente na identificação do contexto que levou Gómez a se corresponder com a senhora. Sabendo o contexto poderia-se presumir diversas informações que complementariam a investigação. Já a análise diplomática permitiria pressupor a localização de Gómez relacionando e analisando as datas e locais de produção das cartas.

Barraco Oo

Posted: quarta-feira, 5 de maio de 2010 by Pedro Davi in Marcadores:
0

Flagrante de briga no trânsito em Curitiba..



Ligou pra polícia acusando o que? "Ele tem uma caneta!"