Trabalho Final

Posted: sexta-feira, 6 de agosto de 2010 by Pedro Davi in Marcadores:
7

Estamos começando a terminar (oO) de reunir matéria prima pro nosso trabalho final e já sabemos o que nós proporcionaremos com ele.
Entre algumas coisas que faremos:

  • Vamos demonstrar, pra fins de contextualização o que minimamente faz uma concessionária de veículos;
  • Apresentar um pedacinho da documentação produzida por algumas dessas atividades;
  • Analisar diplomática e tipologicamente essa documentação;
  • Produzir um esboço de um plano de classificação funcional referente a essa documentação;
  • Problematizar situações administrativas advindas dessas atividades e
  • Problematizar situações arquivísticas advindas dos documentos e das atividades com base em polêmicas eternizadas da nossa área.

Vocês perceberão que os documentos são de diversas concessionárias, todos os documentos que conseguimos são os que são disponíveis por internet. Exceto 1 em .pdf que o arquivo está no nosso PC e ainda não descobrimos como pôr aqui sem ser por imagem, se alguém puder por favor nos mandar um e-mail explicando como faz ficaremos gratos. ^^

Não fomos recebidos em nenhuma concessionária que tentamos, aí o namorado da Priscila tentou com uns contatos dele, daí deram um formulário de financiamento pra ele. O problema é que este documento (que enquanto está em branco é inorgânico) não é acumulado pela concessionária, mas pelo banco e pelo comprador ¬¬, então foi o mesmo que nada porque a gente quer ver os docs na perspectiva da concessionária.

Ah.... o nosso plano de conhecer documentos da relação entre fabricante e concessionária foi por água abaixo. Algumas empresas ultrapassadas pensam que qualquer tipo de acesso a documentos significa vazamento de informação e que eles vão falir... Mas esse pensamento deles justificam porque eles são tão inseguros né? Caretisse admnistrativa, têm que ter medo de falir mesmo!!! Pelo menos descobrimos que algumas concessionárias têm planos de classificação de sigilo, o único problema é que este se aplica a tudo sem existir a classificação ostensiva... Mais uma coisa: Será que estas empresas conhecem seus documentos a ponto de saber o que pode ou não ser acessado?! Nós tivemos nossa resposta com uma primeira impressão. (Nosso Protesto).

Enfim, ainda não desistimos, até segunda-feira tentaremos mais contatos. Se não der certo, faremos com os documentos que já encontramos on-line.

São 4, e estes já prometem muita discussão, vamos apresentar eles no contexto em que encontramos para criar o plano de classificação funcional. Aí vai uma palhinha das espécies pra permitir criar-se uma pequena expectativa:

Processo Judicial;
Catálogo de Acessórios;
Solicitação de Compra Especial;
Ata de Registro de Preço.

Será que esses documentos, a princípio tão simples, podem gerar alguma discussão?

Aguardem.

OBS: Se alguém que tenha influência pra conseguir um mínimo e inocente acesso em alguma concessionária de Brasília que não esteja na pré-história ficar tocado e emocionado com nosso relato, por favor entre em contato.

7 comentários:

  1. E se mudar pra docs de oficina de carro não é menos difícil? Tem muitas por aí e ainda dá tempo!!

  1. É difícil achar uma oficina formal né? No máximo devem usar aqueles formulários prontos que vendem na ABC.. A gente vai tentar amanhã de novo em uma concessionária, se não der não deu... Já conversamos com o prof sobre os docs que provavelmente vamos usar e ele só recomendou que simulássemos que todos fossem do mesmo fundo... assim pra dizer. Mas os docs contém tudo de que precisamos, e algum deles deu pra identificar o contexto e o tramite, outros talvez gerem mais debate e anyway... até que tá correndo tudo bem.

  1. A gente também havia pensado em docs do DETRAN, seria absolutamente mais fácil, mas descontextualizaria um pouquim tudo que já fizemos. =/

  1. Boto fé

    E ligar no DETRAN para saber quais autorizações uma concessionária tem que ter para funcionar, as leis que tem que seguir e essas coisa, vocês tentaram?

  1. Não faria muito sentido se não fosse visto no contexto da concessionária. Por que ela guardaria essas resoluções? Isto é, caso guardem... Então ver no DETRAN somente, configuraria o mesmo problema que falei da descontextualização do resto do blog.

    Valew mesmo por se preocupar! ^^

  1. Autorização, não resolução. Tipo um alvará de funcionamento, acredito que qualquer estabelecimento comercial tem que possuir...

    E a legislação que ela segue tá mais para curiosidades mesmo

  1. Entendi o que vc quer dizer..

    O alvará de funcionamento é um documento padrão que se você for abrir uma empresa será igual ao de uma concessionária, só que com as distinções da área de atuação que podem ser providas por diversas leis. No caso de fabricantes e concessionárias de distribuição de veículos, tem uma lei que dispõe sobre a concessão comercial entre produtores e distribuidores de veículos automotores de via terrestre, essa lei vai regular mais ou menos como se dá a relação da concessionária com a fabricante e as obrigações que elas têm frente a sociedade etc.

    Em um dos documentos que vamos apresentar será necessário essa lei, nós vamos disponibilizar ela e outras. Se for pra fim de curiosidade mesmo... aguarde e vc saberá +/- isso que vc quer saber, caso seja isso que vc queira saber. Se não... é só perguntar de novo.