Mas afinal, o que é diplomática?
Posted: quarta-feira, 24 de março de 2010 by Átila Martins in Marcadores: Exercícios de Diplomática
De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística diplomática é a “disciplina que tem como objeto o estudo da estrutura formal e da autenticidade dos documentos ”.
...Ou seja, diplomática é uma análise de elementos do documento como: datas, saudações, assinaturas, formatos, espécies, suportes e outros aspectos que vão muito além do texto propriamente dito. Estas análises, a princípio, garantem a percepção da autenticidade do documento, afinal é muito fácil copiar um texto e até mesmo uma assinatura, mas quem consegue recuperar os traços do tempo em um documento, por exemplo, ou acertar qual a tinta que foi usada na escrita para não ter diferenciação de cores, contrastes etc?
A diplomática vai nos permitir conceber estes questionamentos, mas não só na autenticidade. Talvez sendo um pouco mais ousado ou futurista, a diplomática nos ajude a recuperar informações muito mais relevantes que não estão no texto, mas nas estruturas. Convenhamos, muitos dos melhores prazeres da vida estão nas sutilezas, bem como o que está nas entrelinhas tende a ser deveras mais revelador, afinal foi escondido!
Bom, é isso. Foi o que entendemos até agora. Até o fim do semestre pode ser que aja mais fermentação, quem sabe...
Explicado?
Parabenizando a equipe pelo conteudo desse post, muito bem explicado e de fácil entendimento acerca da conceituação do termo diplomática, tornando assim de fácil acesso até mesmo para aqueles que não são da area de arquivologia.