Mas afinal, o que é diplomática?

Posted: quarta-feira, 24 de março de 2010 by Átila Martins in Marcadores:
2


De acordo com o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística diplomática é a “disciplina que tem como objeto o estudo da estrutura formal e da autenticidade dos documentos ”.

...Ou seja, diplomática é uma análise de elementos do documento como: datas, saudações, assinaturas, formatos, espécies, suportes e outros aspectos que vão muito além do texto propriamente dito. Estas análises, a princípio, garantem a percepção da autenticidade do documento, afinal é muito fácil copiar um texto e até mesmo uma assinatura, mas quem consegue recuperar os traços do tempo em um documento, por exemplo, ou acertar qual a tinta que foi usada na escrita para não ter diferenciação de cores, contrastes etc?

A diplomática vai nos permitir conceber estes questionamentos, mas não só na autenticidade. Talvez sendo um pouco mais ousado ou futurista, a diplomática nos ajude a recuperar informações muito mais relevantes que não estão no texto, mas nas estruturas. Convenhamos, muitos dos melhores prazeres da vida estão nas sutilezas, bem como o que está nas entrelinhas tende a ser deveras mais revelador, afinal foi escondido!

Bom, é isso. Foi o que entendemos até agora. Até o fim do semestre pode ser que aja mais fermentação, quem sabe...

Explicado?

2 comentários:

  1. Parabenizando a equipe pelo conteudo desse post, muito bem explicado e de fácil entendimento acerca da conceituação do termo diplomática, tornando assim de fácil acesso até mesmo para aqueles que não são da area de arquivologia.

  1. Este "será?" do Dick Vigarista me lembrou de uma pessoa!!!!!