Recall de carros neste ano já supera 2009 em unidades
Posted: segunda-feira, 29 de março de 2010 by Priscila Taíssa in Marcadores: NotíciasSegundo o engenheiro automotivo e conselheiro da SAE (Sociedade de Engenheiros de Mobilidade) Francisco Satkunas, 10% das falhas nos carros ocorre por causa de problemas de projeto e de engenharia, 30% por problemas na própria montadora e 60% por defeitos das peças que vêm dos fornecedores. Para o engenheiro, a falta de capacitação dos funcionários contratados após a crise financeira mundial pode explicar a quantidade de veículos chamados para recalls neste ano.
Em outubro, novembro e dezembro de 2008, as montadoras reduziram os quadros de funcionários [por causa da crise]. Nesse meio tempo, o governo mexeu com o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Foi mais ou menos dar um tiro numa pomba e acertar um elefante, porque o consumo cresceu e as empresas que dispensaram tiveram que readmitir funcionários. Entretanto, como vários migraram para outras áreas, nem todos os contratados estavam treinados.
O recall é um verdadeiro tabu porque é indesejável tanto pela montadora como pelo cliente. Isso porque a montadora vendeu um veículo com defeito, mesmo com a revisão de engenheiros especializados em encontrar problemas. O episódio da Toyota nos Estados Unidos, que está fazendo o conserto de quase 8,5 milhões de veículos, mobiliza montadoras inclusive do Brasil para evitar manchas na imagem da empresa.
Embora todos os recalls estejam relacionados a reparos para garantir a segurança do usuário, segundo o representante da SAE, menos de 60% dos proprietários convocados pelas montadoras procuram as concessionárias. Para o coordenador de assuntos jurídicos do DPDC, Amaury Oliva, após as campanhas de recalls, cabe ao proprietário procurar a concessionária.
Fonte: R7.com
Esta verdadeiramente é uma notícia preocupante... Será que as montadoras estão deixando cair a qualidade de seus serviços? Será que os órgãos fiscalizadores estão fazendo vista grossa?
A questão é : Pagamos um preço alto pela aquisição de nossos carros que muita das vezes são a economia de longa data e ainda sofremos o que eu considero um abuso das montadoras.
Esta semana li uma matéria sobre o Honda City, que no México, está sendo vendido por mais ou menos R$25 mil, enquanto aqui o preço é o dobro mesmo sendo fabricado aqui... que ironia hein...nós fabricamos e pagamos mais caro... os valores estão se invertendo?!
Desabafo de consumidor...
Carlos Vianna - Diretor Comercial
http://www.autopecasrj.com
http://autopecasrj.wordpress.com