Recall de carros neste ano já supera 2009 em unidades

Posted: segunda-feira, 29 de março de 2010 by Priscila Taíssa in Marcadores:
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Quase 475 mil carros que circulam nas ruas brasileiras foram chamados pelas montadoras para verificações e possíveis reparos entre 1º de janeiro e 20 de março. O número já supera o total de automóveis chamados para recalls em todo o ano de 2009 - quando pouco mais de 459,6 mil proprietários foram convidados a visitar as revendas para consertar seus carros. O levantamento foi realizado a partir de dados fornecidos pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa ao Consumidor) do Ministério da Justiça e pelo Procon-SP.

Segundo o engenheiro automotivo e conselheiro da SAE (Sociedade de Engenheiros de Mobilidade) Francisco Satkunas, 10% das falhas nos carros ocorre por causa de problemas de projeto e de engenharia, 30% por problemas na própria montadora e 60% por defeitos das peças que vêm dos fornecedores. Para o engenheiro, a falta de capacitação dos funcionários contratados após a crise financeira mundial pode explicar a quantidade de veículos chamados para recalls neste ano.

Em outubro, novembro e dezembro de 2008, as montadoras reduziram os quadros de funcionários [por causa da crise]. Nesse meio tempo, o governo mexeu com o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Foi mais ou menos dar um tiro numa pomba e acertar um elefante, porque o consumo cresceu e as empresas que dispensaram tiveram que readmitir funcionários. Entretanto, como vários migraram para outras áreas, nem todos os contratados estavam treinados.

O recall é um verdadeiro tabu porque é indesejável tanto pela montadora como pelo cliente. Isso porque a montadora vendeu um veículo com defeito, mesmo com a revisão de engenheiros especializados em encontrar problemas. O episódio da Toyota nos Estados Unidos, que está fazendo o conserto de quase 8,5 milhões de veículos, mobiliza montadoras inclusive do Brasil para evitar manchas na imagem da empresa.

Embora todos os recalls estejam relacionados a reparos para garantir a segurança do usuário, segundo o representante da SAE, menos de 60% dos proprietários convocados pelas montadoras procuram as concessionárias. Para o coordenador de assuntos jurídicos do DPDC, Amaury Oliva, após as campanhas de recalls, cabe ao proprietário procurar a concessionária.

Fonte: R7.com

2 comentários:

  1. Esta verdadeiramente é uma notícia preocupante... Será que as montadoras estão deixando cair a qualidade de seus serviços? Será que os órgãos fiscalizadores estão fazendo vista grossa?
    A questão é : Pagamos um preço alto pela aquisição de nossos carros que muita das vezes são a economia de longa data e ainda sofremos o que eu considero um abuso das montadoras.
    Esta semana li uma matéria sobre o Honda City, que no México, está sendo vendido por mais ou menos R$25 mil, enquanto aqui o preço é o dobro mesmo sendo fabricado aqui... que ironia hein...nós fabricamos e pagamos mais caro... os valores estão se invertendo?!
    Desabafo de consumidor...
    Carlos Vianna - Diretor Comercial
    http://www.autopecasrj.com
    http://autopecasrj.wordpress.com

  1. O que , pessoalmente, me deixa mais revoltado com essa situação é que a maior parte do preço que pagamos nos automóveis são encargos do Estado. Mas no fim das contas quem vai cobrar providências é o cidadão honesto, não há punidade, não há cobrança de responsabilidade, e mais uma vez vemos um Estado, às vezes considerado do Terceiro Setor, esquentando as costas com grandes empresas... E ficamos naquela troca de favores que não tem nada a ver conosco.. "A gente não briga com vocês, e vocês continuam financiando o seu mercado no Brasil."

    Ou seja, nada do que pagamos nos é retornado: vide preço dos combustíveis, situação das rodovias e essas poucas vergonhas como esse caso dos recalls.