Deu Treta.... FAIL

Posted: quinta-feira, 29 de abril de 2010 by Pedro Davi in Marcadores:
3

DEBATE

A primeira notícia na primeira página desta noite de quinta-feira no site da UNB (www.unb.br) trás uma avaliação bastante perturbadora do curso de Arquivologia. Confira Aqui.

Estamos sujeitando aqui tanto mais fomentação pra quem concorda quanto direito de resposta a quem considerar rígida demais a avaliação.

Entre os principais pontos estão (resumido):

  1. "Pelo menos quatro atividades exigidas na prática da profissão não são exploradas em nenhuma das disciplinas oferecidas pelo curso."
  2. "O currículo adotado pela UnB para formação de arquivitsas está defasado em 26 anos (currículo de 1974)."
  3. "Falta de laboratórios."
  4. "Algumas disciplinas são tratadas superficialmente."
  5. "Muitos estudantes são relapsos e estão no curso somente pela boa absorção em concursos públicos sem ligar sequer pra produção científica."
  6. "Empregadores não estão satisfeitos com os arquivistas que tem sido empregados. (Ex: TSE e TJDFT insatisfeitos com seus arquivistas)."
  7. "Os arquivistas não sabem elaborar planos de classificação, tabelas de temporalidade e são incapazes de elaborar projetos arquivísticos."
  8. "Mais uma vez se diz que deverá haver um novo currículo." (e o Brasil é o país do futuro...)
  9. "UnB não reconhece integralmente seu papel."
  10. "Alto nível de abanadono do curso."
Pois é galera, isso me deu uma visão de longe de uma corda no pescoço da arquivologia e sua promissoriedade. Propomos a discussão do problema e uma chance de réplica pra quem se considera cabeça fora da carapuça.

Documentos de formatura

Posted: quarta-feira, 28 de abril de 2010 by Priscila Taíssa in Marcadores:
0



Quem se lembra daquele exercício de diplomática no qual iriamos analisar os documentos da comissão de formatura???


Pois é... estamos postando agora. Aí vai a análise. Divirtam-se!



Documento 1 – Juramento Arquivologia

Não há data, saudação, direção, símbolos e nem assinatura. O gênero é textual, língua portuguesa e o suporte está em meio digital. Há somente o título a que se refere o documento em letras destacadas, diferente do restante do texto. Em seguida, o juramento em si.

Analisando tipologicamente nos três diferentes contextos sugeridos pelo professor, arquivo do CAARQ, arquivo do professor André e no arquivo de um formando, vemos que esse documento pode ter valores diferentes de acordo com seu acumulador. Por exemplo, no arquivo do CAARQ pode ser um documento com valor informativo e até histórico que registra o compromisso profissional do arquivista além das possíveis modificações ocorridas neste juramento. No arquivo do professor André, pode ter o mesmo valor do arquivo do CAARQ além de potencialmente servir como material didático em uma de suas disciplinas ministradas. Já no arquivo de um formando, esse documento pode ter extrema importância e representa o compromisso que ele faz que vai direcionar sua carreira daqui para frente. Ele deve se apoiar nesse documento enquanto exercer a profissão.

Tipo: juramento de arquivologia
Entidade acumuladora: CAARQ, Professor André, Formando
Atividade que gerou o tipo documental: colação de grau dos formandos em arquivologia
Conteúdo: juramento de arquivologia

Documento 2 – Discurso do Paraninfo

Possui título, datas tópica e cronológica, assinatura, saudação e direção. Tem o gênero textual, suporte digital e está escrito em língua portuguesa com uma linguagem formal.

Esse documento foi criado para ser usado no discurso de saudação da Paraninfa na solenidade oficial de outorga de grau dos formandos. Para o arquivo do CAARQ esse documento tem caráter informativo e pode, ou deveria, estar relacionado a outros documentos referentes à atividade que os gerou, se o centro acadêmico vê relevância em mater tal documentação. Porém, tal documento não possui valor administrativo. Já para o arquivo do professor e do formando o documento, também com valor informativo, pode vir a ter valor histórico dependendo das necessidades de seu acumulador.

Tipo: Discurso do Paraninfo
Entidade acumuladora: CAARQ, Professor André, Formando
Atividade que gerou o tipo documental: colação de grau dos formandos em arquivologia
Conteúdo: discurso de saudação da Paraninfo Profa. Lillian Alvares para a solenidade oficial de outorga de grau dos formandos do segundo semestre de 2009.

Documento 3 – Discurso do Orador

Não possui data, assinatura, direção e símbolos que identifiquem o documento. Tem o gênero textual, suporte digital e está escrito em língua portuguesa.

Para as três situações sugeridas o documento possui somente valor informativo. Pode vir a ter um outro valor nos arquivos pessoais, do professor André e do formando, devido afinidade ou consideração que os acumuladores tenham com o orador, ou mesmo pode ter importância maior para o formando se este for o próprio orador.

Tipo: Discurso do orador
Entidade acumuladora: CAARQ, Professor André, Formando
Atividade que gerou o tipo documental: colação de grau dos formandos em arquivologia
Conteúdo: Discurso do orador da turma de formandos do segundo semestre de 2009.

Pensamos que os possíveis valores adquiridos por cada um desses documentos pode variar de acordo com o seu acumulador. Principalmente em se falando de valor secundário. Essa questão se torna muito subjetiva e diversas respostas podem ser admitidas.

Proibido Mulher no Volante

Posted: terça-feira, 27 de abril de 2010 by Pedro Davi in Marcadores: ,
0


Pois é, na Coréia do Norte o título desse post é verdade. Como sabemos a Coréia do Norte é um país totalitário que vive uma espécie de comunismo das conveniências e que depois de gastar todo o dinheiro com bombas as usam pra chantagear regalias do ocidente, que cede de acordo com seus interesses malignos. (Definição nada otimista da gente mesmo.)

Enfim a verdade é dura mas é verdade, dependendo do momento pode até ser engraçadinho mostrar isso pra Priscila com um tom de menos protesto, algo mais pra humor-negro, mas de qualquer forma a situação é vergonhosa mesmo e precisa mudar. Pena que o mundo não será ouvido lá!

Entre outras coisas, as mulheres na Coréia do Norte só podem usar saia, do contrário estarão sujeitas a uma pena parecida com uma escravidão temporária, não podem fumar, não podem dirigir e não podem andar de bicicleta. Alegação oficial para isso: "As mulheres já provocaram muitos acidentes no trânsito de Pyongyang." (Kim Jong-il - 10 anos atrás)

Contudo existe uma grande contradição nisso tudo. Na Coréia do Norte existe uma profissão predominantemente feminina: "Mulher-Semáforo".

É cada louco....

Sistema que faz carro freiar só.

Posted: segunda-feira, 26 de abril de 2010 by Pedro Davi in Marcadores:
0


A Subaru lançou o sistema "New EyeSight", que utiliza câmeras para auxiliar a direção do motorista. Baseado no EyeSight já existente, lançado em 2008, a nova versão possui gerenciamento eletrônico, ou seja, uma espécie de piloto automático.
O sistema funciona com duas câmeras, localizadas internamente no teto do carro, próximo ao retrovisor, que detectam possíveis colisões, com pedestres ou carros, e param o veículo caso necessário. O New EyeSight chega a parar o carro se a diferença de velocidade entre os dois for menor que 30 km/h, caso contrário apenas diminui a velocidade do veículo.

A Volvo lançou um sistema similar para o sedã S60 no Salão de Genebra deste ano. Assim com o do Subaru, o detector de pedestres freia automaticamente.Outra funcionalidade é regular a velocidade de acordo com outros veículos à sua frente, para garantir uma distância segurança.
A tecnologia da Subaru estará disponível na linha Legacy a partir de maio no Japão, o valor ainda não foi divulgado.

Fonte: Globo.com

50 anos Brasília

Posted: quarta-feira, 21 de abril de 2010 by Pedro Davi in
0

Parabéns Brasília.. Que venham mais 50.



Nossa homenagem.

Caos Aéreo

Posted: terça-feira, 20 de abril de 2010 by Pedro Davi in Marcadores:
0


A montadora japonesa Nissan anunciou, nesta terça-feira (20), a suspensão de três linhas de produção no Japão, por estar impossibilitada de importar alguns componentes em consequência do caos aéreo provocado pela erupção do vulcão islandês.

A Nissan suspenderá a partir de quarta-feira (21) e por tempo indefinido uma das duas linhas de produção na fábrica de Oppama, subúrbio de Tóquio, e as duas linhas da fábrica de Kiushu, sul do arquipélago.

Estas linhas produzem os modelos Cube, Murano e Rogue destinados ao mercado da América do Norte. A suspensão afetará a produção de 2 mil veículos por dia.

Fonte: Globo.com - Adaptado

Bem feito! Isso que dá não investir na produção nos países da América do Sul. Tá bem que o preço seria até umas 7 vezes maior que o de fato, mas e daí? O tanto de Citroen C4 que se vê por aí (custa 16 mil euros na Europa - 74 mil reais no Brasil). Se o preço fosse convertido do valor original em real o Citroen custaria 36 mil reais considerando a aplicação dos mesmos impostos da Europa. Mas esses impostos a mais do Brasil se justificam, se percebe de longe que as rodovias daqui são 5,6,7 vezes melhores que as da Europa. ¬¬

Momento Alternativo

Posted: segunda-feira, 19 de abril de 2010 by Pedro Davi in Marcadores:
0

Vocês lembram dos Gorillaz, aquela banda de (quem sabe que estilo?) que se apresentava exclusivamente por meio de personagens animados virtualmente... Pois é, havia sumido (desde 2005) e resolveram voltar este ano. Mais moderno, mesmo som, agora com perseguição motorizada contra o Bruce Willis..





Nessa legenda há controversas, mas foi o único que me permitiu incorporação. Aproveitem antes que retirem.. ^^

HEY OH, LET'S GO!

Posted: quinta-feira, 15 de abril de 2010 by Pedro Davi in
7


Povo do meu Brasil, temos muito orgulho de dizer que nossa audiência vem crescendo gradualmente e a cada dia mais, e estamos sendo surpreendidos vez ou outra por visitas do exterior. Depois de Brasília, nossa maior audiência vem de Vancouver, e, no Canadá como um todo temos uma média de 7-8 minutos de demora no blog.

Devido a isso, não achamos justo que o que temos produzido, tanto de bom como de besta, não se espalhe por esse mundão cruel por questões digamos que lingüísticas.

Então, estamos inaugurando hoje o nosso link que segue pro nosso blog traduzido em ZULU pro bem da comunicação universal... Tá, a Priscila não queria ZULU então fizemos em inglês mesmo (o que é uma falta de criatividade sem tamanho).

Lembrando que ainda estamos em processo de tradução, temos pouca coisa traduzida, mas até o fim de semana do dia 25 pretendemos ter tudo pronto já.

Então, mais uma ferramenta pra vocês. Beijo do Gordo (I mean... do Júnior)!

Comerciais da Ford - 1970

Posted: quarta-feira, 14 de abril de 2010 by Pedro Davi in Marcadores:
1

As TVs ainda eram verde e branco... (?)



Será que é muita presunção achar que esses vilões lembram a imagem que se tinha dos comunistas na época?

Possante usado por Vin Diesel à venda

Posted: terça-feira, 13 de abril de 2010 by Pedro Davi in Marcadores:
5


Foi anunciado que o carro Camaro F-Bomb 1973 (estrelinha da GM ao lado do Corvette), está à venda. O carro foi usado no filme Velozes e Furiosos 4, e não trás só essas características como publicidade. A peça rara além de restaurada tem 350 cv de potência, motor V8 e teve em seu comando o galã do cinema Vin Diesel, seu possível dublê, e sua versão CGI =D (que andam bem sumidos por sinal).

Infelizmente o possante não é original, mas é manufaturado. E uma curiosidade à favor: diferente da maioria de carros usados em filmes, este trás muitos "itens de série" como limpador de pára-brisa, porta-luvas, cinto de segurança, entre outros.

A maquininha está sendo vendida na internet (não descobrimos onde) por US$ 39.998, equivalente a R$ 70.396, sem considerar impostos.

MAS não se adiantem garotas, o outrora motorista do carro não está incluso no pacote.

Será que é? Ou será que não é?

Posted: segunda-feira, 12 de abril de 2010 by Priscila Taíssa in Marcadores:
7


Oi oi galera.

Lá vamos nós de novo responder às questões de nosso querido professor. Você que está a par das últimas notícias já deve estar sabendo que a campanha de vacinação contra a influenza H1N1 começou no Brasil. Nossa tarefa foi analisar três documentos que esclarecem, entre outras coisas, sobre o que contém a vacina. Está aí a questão:

Em qual documento a sociedade deve acreditar? Qual é autêntico? Justifiquem a resposta com a análise diplomática e tipológica de cada documento.

Documento 1: E-mail que está circulando na internet

É furada... O documento não possui assinatura, data, nem cronológica nem tópica, somente o texto em si. Não há nenhum elemento que garanta sua autenticidade. Pode ter sido escrito por qualquer um, com interesse qualquer, seja de alertar as pessoas seja de pregar mais uma mentira via “corrente”. Não há embasamento teórico suficiente para se afirmar a veracidade do que foi dito. O e-mail pode até ser genuíno. Ele é o que diz ser. Um e-mail comunicando sobre as contrapartidas da vacina H1N1. Se o que ele traz é verdade ou não é outra história. Não há como saber quem ou que entidade o produziu e nem que atividade o gerou. Duvidamos muito de sua veracidade e autenticidade. Não acreditaremos nele com facilidade.

Documento 2: Notícia publicada no portal do Ministério da Saúde – MS

Esse sim. O documento possui título, assinatura, data cronológica, identificação da entidade produtora (MS), foi publicado no site oficial do MS e foi produzido por uma atividade. Todos são elementos que garantem sua autenticidade. Confiaríamos mais nesse documento, tanto na sua veracidade quanto na sua autenticidade. Também parece ser genuíno.

Documento 3: Nota de esclarecimento

Outra furada. Apesar do documento possuir identificação da entidade produtora (MS) e o brasão da República Federativa do Brasil, fica difícil dizer se ele é autêntico e mesmo verdadeiro. O site em que foi baixado permite que se faça o upload de qualquer documento sem o questioná-lo em nada. Apesar de estar em .pdf, ele pode muito bem ter sido editado por qualquer um, inclusive há um trecho do texto em que a cor da fonte difere da cor do restante do texto, pondo mais uma vez em dúvida sua autenticidade. As informações podem até coincidir com as do documento 2, mas a atividade que o gerou e a entidade produtora podem terem sido falsificadas. Por não ter uma autenticidade tão clara e até duvidosa, pensaríamos duas vezes antes de dizer que ele é autêntico e genuíno.

Chamando Todos os Blogueiros =D

Posted: sexta-feira, 9 de abril de 2010 by Pedro Davi in Marcadores:
7

DEBATE


Pessoal, gostaríamos de levantar uma questão que poderá ou não comprovar mais uma vez os limites da interdisciplinaridade da Diplomática e Tipologia Documental.

Com o post sobre o filme "A Ilha do Medo" postado no blog do professor hoje, tivemos um grande devaneio sobre a perspectiva da aplicação da análise diplomática e sobre a conceituação de documento de arquivo (pra variar).

Lá o nosso membro oficial postou uma pergunta um tanto confusa e romântica que resumidamente temos:

A análise do contexto é critério obrigatório ou obrigatoriamente parcial para julgarmos se o documento é ou não de arquivo?

Até que ponto o contexto se confunde com a organicidade? No sentido de que a organicidade é um aspecto intrínseco ao documento de arquivo, pois é o que determina o seu posicionamento no contexto organizacional que o gerou.

Caso o contexto seja critério, ainda que de maneira genérica, ele não poderia interferir na naturalidade que é requisito pra julgar o documento como de arquivo?

Escritos feitos na linguagem natural, e não na linguagem documentária, podem de acordo com o contexto ser considerado documento de arquivo? Isso desconsideraria até que ponto a problemática com polissemia de termos e equívocos pragmáticos?

E mais importante. Caso o contexto ajude a definir a aceitação de um documento como de arquivo, como aplicar análise diplomática? Sendo que um dos aspectos que garantiram a veracidade do documento não é paupável.

Já dá um debate bom não?

Link do post inspirador no blog do professor: clique aqui

Desafio de Diplomática dos Infernos

Posted: quinta-feira, 8 de abril de 2010 by Pedro Davi in Marcadores:
0

O desafio que a gente propõe é passar por aih.




Tá bom... Não é tão diplomático assim. Mas ainda é um desafio dos infernos.

Controle de Velocidade

Posted: by Pedro Davi in Marcadores: ,
4

Parece pegadinha do Malandro, mas não é!

Iludidos com esses "tapetes", os motoristas diminuem a velocidade e driblam os buracos. Atualmente se utiliza no Canadá.

Convenhamos, é mais barato do que as câmeras e os radares. Além do mais, não tem multa e todo mundo sai feliz!.. Enganado, mas feliz. Isso que importa.

É gente... a simplicidade as vezes é o melhor caminho pra resolver grandes problemas. E também se faz aqui nosso protesto, mais uma vez, à favor do desenvolvimento sustentável.




Tem que ser ninja...

Posted: quarta-feira, 7 de abril de 2010 by Pedro Davi in Marcadores:
1

Diz aí, é ninja ou não?...



Esse flagra aí foi feito no Japão.. (NINJAAAA) =D

100 km com 1,5 litro de Diesel

Posted: terça-feira, 6 de abril de 2010 by Pedro Davi in Marcadores: ,
1


Que a Alemanha é referência em mecânica de automóveis e elenca um rol de marcas invejável (Volkswagen, Mercedes, Audi, BMW, Bugatti, Opel, Porsche etc etc etc.) isso todo mundo sabe! Mas essa agora é novidade!

Uma microempresa automobilística... Sim, isso mesmo! Esse tipo de coisa existe em países que investem na iniciativa privada! Enfim, a microempresa chamada Jetcar liderada pelo engenheiro Chistian Wenger-Rosenau desenvolveu um carro que é capaz da façanha do título desse post. Faz admiráveis 100 km com 1,5 litro de Diesel, além disso, o carrinho equipado com motor de 2,8 litros chega a 160 km/h.

O pequeno notável carrinho só tem espaço pra duas pessoas: o motorista na frente e o passageiro atrás. Sua carroceria é feita em fibra de carbono e o modelo, que vem sendo trabalhado desde 2000, será limitado a uma tiragem de 100 exemplares.

Calmem, calmem, calmem, não priemos cânico! Não precisa correr pra comprar, a não ser que esteja afim de desembolsar 58 mil euros (R$ 136 mil) e se naturalizar alemão. É... admiremos de longe o desenvolvimento sustentável...

OBS: Essa é a primeira reportagem 100% redigida por nós mesmos.

Medo de Dirigir?

Posted: segunda-feira, 5 de abril de 2010 by Pedro Davi in Marcadores:
3

Faça sua terapia na Índia!!

Mais um Recall ¬¬

Posted: by Pedro Davi in Marcadores:
0


A Peugeot anunciou nesta segunda-feira (5) o recall do modelo hatchback 207 1.4l 8X Flex, ano/modelo 2009/2010, por causa de possíveis problemas na tubulação de alimentação de combustível do sistema de partida a frio.

De acordo com a montadora, existe a possibilidade de algumas unidades apresentarem uma má conexão da tubulação de alimentação de combustível ao reservatório. Isto pode provocar dificuldades da partida do veículo quando frio e possibilidade de vazamento de combustível, com risco de incêndio.
A empresa convoca os proprietários dos veículos com chassis no intervalo:8AD2MKFWXAG020711 a 8AD2MKFWXAG023337.

Eles devem agendar o comparecimento a uma concessionária da marca para a verificação da tubulação de alimentação de combustível ao reservatório e, se necessário, será feita a correta conexão da peça.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 703 2424 ou pelo site www.peugeot.com.br

Fonte: globo.com