- "Pelo menos quatro atividades exigidas na prática da profissão não são exploradas em nenhuma das disciplinas oferecidas pelo curso."
- "O currículo adotado pela UnB para formação de arquivitsas está defasado em 26 anos (currículo de 1974)."
- "Falta de laboratórios."
- "Algumas disciplinas são tratadas superficialmente."
- "Muitos estudantes são relapsos e estão no curso somente pela boa absorção em concursos públicos sem ligar sequer pra produção científica."
- "Empregadores não estão satisfeitos com os arquivistas que tem sido empregados. (Ex: TSE e TJDFT insatisfeitos com seus arquivistas)."
- "Os arquivistas não sabem elaborar planos de classificação, tabelas de temporalidade e são incapazes de elaborar projetos arquivísticos."
- "Mais uma vez se diz que deverá haver um novo currículo." (e o Brasil é o país do futuro...)
- "UnB não reconhece integralmente seu papel."
- "Alto nível de abanadono do curso."
Documentos de formatura
Posted: quarta-feira, 28 de abril de 2010 by Priscila Taíssa in Marcadores: Exercícios de DiplomáticaNão há data, saudação, direção, símbolos e nem assinatura. O gênero é textual, língua portuguesa e o suporte está em meio digital. Há somente o título a que se refere o documento em letras destacadas, diferente do restante do texto. Em seguida, o juramento em si.
Analisando tipologicamente nos três diferentes contextos sugeridos pelo professor, arquivo do CAARQ, arquivo do professor André e no arquivo de um formando, vemos que esse documento pode ter valores diferentes de acordo com seu acumulador. Por exemplo, no arquivo do CAARQ pode ser um documento com valor informativo e até histórico que registra o compromisso profissional do arquivista além das possíveis modificações ocorridas neste juramento. No arquivo do professor André, pode ter o mesmo valor do arquivo do CAARQ além de potencialmente servir como material didático em uma de suas disciplinas ministradas. Já no arquivo de um formando, esse documento pode ter extrema importância e representa o compromisso que ele faz que vai direcionar sua carreira daqui para frente. Ele deve se apoiar nesse documento enquanto exercer a profissão.
Tipo: juramento de arquivologia
Entidade acumuladora: CAARQ, Professor André, Formando
Atividade que gerou o tipo documental: colação de grau dos formandos em arquivologia
Conteúdo: juramento de arquivologia
Possui título, datas tópica e cronológica, assinatura, saudação e direção. Tem o gênero textual, suporte digital e está escrito em língua portuguesa com uma linguagem formal.
Esse documento foi criado para ser usado no discurso de saudação da Paraninfa na solenidade oficial de outorga de grau dos formandos. Para o arquivo do CAARQ esse documento tem caráter informativo e pode, ou deveria, estar relacionado a outros documentos referentes à atividade que os gerou, se o centro acadêmico vê relevância em mater tal documentação. Porém, tal documento não possui valor administrativo. Já para o arquivo do professor e do formando o documento, também com valor informativo, pode vir a ter valor histórico dependendo das necessidades de seu acumulador.
Tipo: Discurso do Paraninfo
Entidade acumuladora: CAARQ, Professor André, Formando
Atividade que gerou o tipo documental: colação de grau dos formandos em arquivologia
Conteúdo: discurso de saudação da Paraninfo Profa. Lillian Alvares para a solenidade oficial de outorga de grau dos formandos do segundo semestre de 2009.
Documento 3 – Discurso do Orador
Não possui data, assinatura, direção e símbolos que identifiquem o documento. Tem o gênero textual, suporte digital e está escrito em língua portuguesa.
Para as três situações sugeridas o documento possui somente valor informativo. Pode vir a ter um outro valor nos arquivos pessoais, do professor André e do formando, devido afinidade ou consideração que os acumuladores tenham com o orador, ou mesmo pode ter importância maior para o formando se este for o próprio orador.
Tipo: Discurso do orador
Entidade acumuladora: CAARQ, Professor André, Formando
Atividade que gerou o tipo documental: colação de grau dos formandos em arquivologia
Conteúdo: Discurso do orador da turma de formandos do segundo semestre de 2009.
Pensamos que os possíveis valores adquiridos por cada um desses documentos pode variar de acordo com o seu acumulador. Principalmente em se falando de valor secundário. Essa questão se torna muito subjetiva e diversas respostas podem ser admitidas.
Proibido Mulher no Volante
Posted: terça-feira, 27 de abril de 2010 by Pedro Davi in Marcadores: Curiosidades, NotíciasSistema que faz carro freiar só.
Posted: segunda-feira, 26 de abril de 2010 by Pedro Davi in Marcadores: Notícias50 anos Brasília
Posted: quarta-feira, 21 de abril de 2010 by Pedro Davi inMomento Alternativo
Posted: segunda-feira, 19 de abril de 2010 by Pedro Davi in Marcadores: Vídeos InteressantesNessa legenda há controversas, mas foi o único que me permitiu incorporação. Aproveitem antes que retirem.. ^^
HEY OH, LET'S GO!
Posted: quinta-feira, 15 de abril de 2010 by Pedro Davi inComerciais da Ford - 1970
Posted: quarta-feira, 14 de abril de 2010 by Pedro Davi in Marcadores: Vídeos InteressantesPossante usado por Vin Diesel à venda
Posted: terça-feira, 13 de abril de 2010 by Pedro Davi in Marcadores: NotíciasSerá que é? Ou será que não é?
Posted: segunda-feira, 12 de abril de 2010 by Priscila Taíssa in Marcadores: Exercícios de DiplomáticaOi oi galera.
Lá vamos nós de novo responder às questões de nosso querido professor. Você que está a par das últimas notícias já deve estar sabendo que a campanha de vacinação contra a influenza H1N1 começou no Brasil. Nossa tarefa foi analisar três documentos que esclarecem, entre outras coisas, sobre o que contém a vacina. Está aí a questão:
Documento 1: E-mail que está circulando na internet
É furada... O documento não possui assinatura, data, nem cronológica nem tópica, somente o texto em si. Não há nenhum elemento que garanta sua autenticidade. Pode ter sido escrito por qualquer um, com interesse qualquer, seja de alertar as pessoas seja de pregar mais uma mentira via “corrente”. Não há embasamento teórico suficiente para se afirmar a veracidade do que foi dito. O e-mail pode até ser genuíno. Ele é o que diz ser. Um e-mail comunicando sobre as contrapartidas da vacina H1N1. Se o que ele traz é verdade ou não é outra história. Não há como saber quem ou que entidade o produziu e nem que atividade o gerou. Duvidamos muito de sua veracidade e autenticidade. Não acreditaremos nele com facilidade.
Documento 2: Notícia publicada no portal do Ministério da Saúde – MS
Esse sim. O documento possui título, assinatura, data cronológica, identificação da entidade produtora (MS), foi publicado no site oficial do MS e foi produzido por uma atividade. Todos são elementos que garantem sua autenticidade. Confiaríamos mais nesse documento, tanto na sua veracidade quanto na sua autenticidade. Também parece ser genuíno.
Documento 3: Nota de esclarecimento
Chamando Todos os Blogueiros =D
Posted: sexta-feira, 9 de abril de 2010 by Pedro Davi in Marcadores: DebatesDesafio de Diplomática dos Infernos
Posted: quinta-feira, 8 de abril de 2010 by Pedro Davi in Marcadores: Vídeos InteressantesO desafio que a gente propõe é passar por aih.
Tá bom... Não é tão diplomático assim. Mas ainda é um desafio dos infernos.
Tem que ser ninja...
Posted: quarta-feira, 7 de abril de 2010 by Pedro Davi in Marcadores: Vídeos InteressantesDiz aí, é ninja ou não?...
Esse flagra aí foi feito no Japão.. (NINJAAAA) =D
100 km com 1,5 litro de Diesel
Posted: terça-feira, 6 de abril de 2010 by Pedro Davi in Marcadores: Curiosidades, NotíciasMedo de Dirigir?
Posted: segunda-feira, 5 de abril de 2010 by Pedro Davi in Marcadores: Vídeos InteressantesFaça sua terapia na Índia!!