Documentos de formatura

Posted: quarta-feira, 28 de abril de 2010 by Priscila Taíssa in Marcadores:
0



Quem se lembra daquele exercício de diplomática no qual iriamos analisar os documentos da comissão de formatura???


Pois é... estamos postando agora. Aí vai a análise. Divirtam-se!



Documento 1 – Juramento Arquivologia

Não há data, saudação, direção, símbolos e nem assinatura. O gênero é textual, língua portuguesa e o suporte está em meio digital. Há somente o título a que se refere o documento em letras destacadas, diferente do restante do texto. Em seguida, o juramento em si.

Analisando tipologicamente nos três diferentes contextos sugeridos pelo professor, arquivo do CAARQ, arquivo do professor André e no arquivo de um formando, vemos que esse documento pode ter valores diferentes de acordo com seu acumulador. Por exemplo, no arquivo do CAARQ pode ser um documento com valor informativo e até histórico que registra o compromisso profissional do arquivista além das possíveis modificações ocorridas neste juramento. No arquivo do professor André, pode ter o mesmo valor do arquivo do CAARQ além de potencialmente servir como material didático em uma de suas disciplinas ministradas. Já no arquivo de um formando, esse documento pode ter extrema importância e representa o compromisso que ele faz que vai direcionar sua carreira daqui para frente. Ele deve se apoiar nesse documento enquanto exercer a profissão.

Tipo: juramento de arquivologia
Entidade acumuladora: CAARQ, Professor André, Formando
Atividade que gerou o tipo documental: colação de grau dos formandos em arquivologia
Conteúdo: juramento de arquivologia

Documento 2 – Discurso do Paraninfo

Possui título, datas tópica e cronológica, assinatura, saudação e direção. Tem o gênero textual, suporte digital e está escrito em língua portuguesa com uma linguagem formal.

Esse documento foi criado para ser usado no discurso de saudação da Paraninfa na solenidade oficial de outorga de grau dos formandos. Para o arquivo do CAARQ esse documento tem caráter informativo e pode, ou deveria, estar relacionado a outros documentos referentes à atividade que os gerou, se o centro acadêmico vê relevância em mater tal documentação. Porém, tal documento não possui valor administrativo. Já para o arquivo do professor e do formando o documento, também com valor informativo, pode vir a ter valor histórico dependendo das necessidades de seu acumulador.

Tipo: Discurso do Paraninfo
Entidade acumuladora: CAARQ, Professor André, Formando
Atividade que gerou o tipo documental: colação de grau dos formandos em arquivologia
Conteúdo: discurso de saudação da Paraninfo Profa. Lillian Alvares para a solenidade oficial de outorga de grau dos formandos do segundo semestre de 2009.

Documento 3 – Discurso do Orador

Não possui data, assinatura, direção e símbolos que identifiquem o documento. Tem o gênero textual, suporte digital e está escrito em língua portuguesa.

Para as três situações sugeridas o documento possui somente valor informativo. Pode vir a ter um outro valor nos arquivos pessoais, do professor André e do formando, devido afinidade ou consideração que os acumuladores tenham com o orador, ou mesmo pode ter importância maior para o formando se este for o próprio orador.

Tipo: Discurso do orador
Entidade acumuladora: CAARQ, Professor André, Formando
Atividade que gerou o tipo documental: colação de grau dos formandos em arquivologia
Conteúdo: Discurso do orador da turma de formandos do segundo semestre de 2009.

Pensamos que os possíveis valores adquiridos por cada um desses documentos pode variar de acordo com o seu acumulador. Principalmente em se falando de valor secundário. Essa questão se torna muito subjetiva e diversas respostas podem ser admitidas.

0 comentários: