Análise das análises anteriores - Kit MCEbyte

Posted: sexta-feira, 16 de julho de 2010 by Pedro Davi in Marcadores:
0

Analisamos as respostas dos blogs do semestre anterior sobre o Kit MCEbyte, que deveriam propor um plano de classificação e fazer a análise diplomática e tipológica dos documentos.

Em primeiro lugar, fussando os blogs, descobrimos que o nome do Kit refere-se mesmo a esse maluco aí, um tal de Maurits Cornelis Escher, holandês, segundo o Felipe, que criava essas figuras doidas e impossíveis - Esse cara devia ser chegado numas doses generosas de café. Holanda?! Nunca se sabe né?... Oo.

Mas então... A resposta que mais nos chamou a atenção foi a do blog Arquivo à Flor da Pele. Foram os únicos que especificaram a atividade e a função no plano de classificação, os outros blogs só desenharam um organograma que não explica muita coisa.

E em relação à análise diplomática... 3 grupos nos pareceram melhores, apesar de praticamente todos se basearem no manual de Madrid (o que não é um erro, mas deixou todas as análises parecidas). Procuramos então outros fatores que nos levaram a eleger as melhores respostas ao nosso ver.

1 - Diplomática e o Cotidiano - que foi mais abrangente e buscou respostas e o contexto em outras fontes;

2 - Ovnis, Arquivos e Diplomática - que ganharam ponto, pra gente, pela estrutura da resposta, ficou bem organizada a análise deles;

3 - Perseguição Arquivística - Expôs a problematização em fazer o exercício devido ao desconhecimento de fatores importantes como trâmite, prazos etc.

É isso, esse carro na parede não quer dizer nada! =D

0 comentários: