Diplomática e Classificação

Posted: sexta-feira, 23 de julho de 2010 by Priscila Taíssa in Marcadores:
1

Mas uma vez nos apresentamos para tentar desvendar os mistérios da arquivística que o André nos instiga a trabalhar.

Então, vamos falar sobre os exemplos de classificação que o professor porpos para os documentos do Kit MCE-byte.
O 1° exemplo traz um plano de classificação baseado na função arquivística dos documentos, ou seja, o motivo pelo qual eles serão guardados. Nesse exemplo as divisões das séries podem ser confundidas e/ou até pode haver uma mistura das espécies documentais devido à falta de atenção.
O 2° exemplo nos traz uma demonstração de um plano de classificação estrutural. Este tipo de plano reflete o organograma da instituição e costuma ser mais utilizado que os outros. Porém, podem surgir problemas caso haja mudanças nos departamentos da instituição ou caso não haja organograma, por exemplo, em uma instuição que não seja tão formalizada assim. Também não existe possibilidade de se usar esse tipo de plano em fundos pessoais.
O 3° exemplo é o tão sonhado plano de classificação funcional. Ele se baseia na organização dos documentos de acordo com a função que desempenha na instituição. Este seria o plano fruto das discuções sobre tipologia e que melhor manteria a organicidade dos documentos sem os poréns do plano estrutural.

Mas ainda há muita coisa a se discutir e no nosso caso a aprender visto a complexidade que essa questão nos traz. Será que eu falei alguma besteira? Sim? Não? O que vocês acham?

1 comentários:

  1. Confiram a atualização das visitas do grupo DIPLOARTE em:

    http://diploarte.blogspot.com/2010/07/atualizando-nossos-resultados.html