DEBATE
A primeira notícia na primeira página desta noite de quinta-feira no site da UNB (www.unb.br) trás uma avaliação bastante perturbadora do curso de Arquivologia. Confira Aqui.
Estamos sujeitando aqui tanto mais fomentação pra quem concorda quanto direito de resposta a quem considerar rígida demais a avaliação.
Entre os principais pontos estão (resumido):
- "Pelo menos quatro atividades exigidas na prática da profissão não são exploradas em nenhuma das disciplinas oferecidas pelo curso."
- "O currículo adotado pela UnB para formação de arquivitsas está defasado em 26 anos (currículo de 1974)."
- "Falta de laboratórios."
- "Algumas disciplinas são tratadas superficialmente."
- "Muitos estudantes são relapsos e estão no curso somente pela boa absorção em concursos públicos sem ligar sequer pra produção científica."
- "Empregadores não estão satisfeitos com os arquivistas que tem sido empregados. (Ex: TSE e TJDFT insatisfeitos com seus arquivistas)."
- "Os arquivistas não sabem elaborar planos de classificação, tabelas de temporalidade e são incapazes de elaborar projetos arquivísticos."
- "Mais uma vez se diz que deverá haver um novo currículo." (e o Brasil é o país do futuro...)
- "UnB não reconhece integralmente seu papel."
- "Alto nível de abanadono do curso."
Pois é galera, isso me deu uma visão de longe de uma corda no pescoço da arquivologia e sua promissoriedade. Propomos a discussão do problema e uma chance de réplica pra quem se considera cabeça fora da carapuça.
Esclarecimentos Claros. =D
http://diplomaticaetipologia.blogspot.com/2010/04/cuidado-nao-e-um-cachimbo.html
http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=3268