Será que é? Ou será que não é?
Posted: segunda-feira, 12 de abril de 2010 by Priscila Taíssa in Marcadores: Exercícios de DiplomáticaOi oi galera.
Lá vamos nós de novo responder às questões de nosso querido professor. Você que está a par das últimas notícias já deve estar sabendo que a campanha de vacinação contra a influenza H1N1 começou no Brasil. Nossa tarefa foi analisar três documentos que esclarecem, entre outras coisas, sobre o que contém a vacina. Está aí a questão:
Documento 1: E-mail que está circulando na internet
É furada... O documento não possui assinatura, data, nem cronológica nem tópica, somente o texto em si. Não há nenhum elemento que garanta sua autenticidade. Pode ter sido escrito por qualquer um, com interesse qualquer, seja de alertar as pessoas seja de pregar mais uma mentira via “corrente”. Não há embasamento teórico suficiente para se afirmar a veracidade do que foi dito. O e-mail pode até ser genuíno. Ele é o que diz ser. Um e-mail comunicando sobre as contrapartidas da vacina H1N1. Se o que ele traz é verdade ou não é outra história. Não há como saber quem ou que entidade o produziu e nem que atividade o gerou. Duvidamos muito de sua veracidade e autenticidade. Não acreditaremos nele com facilidade.
Documento 2: Notícia publicada no portal do Ministério da Saúde – MS
Esse sim. O documento possui título, assinatura, data cronológica, identificação da entidade produtora (MS), foi publicado no site oficial do MS e foi produzido por uma atividade. Todos são elementos que garantem sua autenticidade. Confiaríamos mais nesse documento, tanto na sua veracidade quanto na sua autenticidade. Também parece ser genuíno.
Documento 3: Nota de esclarecimento
Ok, deixa ver se eu entendi.
Um documento pode ser autêntico e não ter veracidade. Ou seja, pode ser autêntico mesmo se suas informações são falsas. Já para ser genuíno é necessário que ele seja autêntico e tenha informações verdadeiras.
Se estou correta, então desculpem nosso erro.
No documento 1, por favor desconsiderem a parte que fala que ele possa ser genuíno.